8 de setembro de 2010

EuroTrip - parte 1 - Brasil/Londres/Berlim

Viajamos eu e mais 4 amigos para a europa em abril de 2010 com somente uma mochila – e de no máximo 10 quilos – e visitamos 8 países em 25 dias (Reino Unido, Alemanha, Noruega, Holanda, França, Itália, Vaticano e Espanha, nesta ordem).
Planejamos a viagem com certa antecedência. Primeiramente, tínhamos que definir os lugares que queríamos visitar, alguns lugares eram unânimes como Amsterd e Paris. Definidos os países, começamos a planejar a viagem em si, buscar a melhor rota com o menor custo. Compramos as passagens (skyscanner), reservamos os hotéis/albergues (hostelworld) e discriminamos os lugares que queríamos visitar em cada cidade. Agora era esperar ansiosamente o dia de voarmos para o velho continente.

Saímos de Vitória-ES em direção a Guarulhos – SP de onde voaríamos com a TAP para Lisboa e depois para Londres (às 16 horas), porém a viagem já começou a ter seus imprevistos, ocorreu um overbook no voo e tivemos que trocar para um voo da TAM um pouco mais tarde (às 23 horas) e que iria direto para Londres (pelo menos recebemos 200 euros de indenização). Nossa intenção era não entrar por Londres e sim por Lisboa e nos acontece isso. Tudo bem, voamos para Europa e chegamos no aeroporto de Heathrow – Londres (LHR). Chegamos os 5 no balcão da imigração e o agente nos perguntou o que iriamos fazer lá, quanto tempo ficariamos e pediu para ver o extrato do cartão - levamos o dinheiro todo no Visa Travel Money - para saber quanto dinheiro estavamos levando. Para nosso alívio, passamos sem problemas pela imigração.
Do aeroporto pegamos o Metro (Underground) para o centro de Londres e finalmente chegamos no nosso Albergue (Clink Hostel). Deixamos nossas coisas no hotel e fomos já conhecer a vizinhança.

No outro dia, pegamos o metro em direção ao centro (compramos o ticket “all day”) e fomos conhecer a cidade, conhecemos os Parques reais ( Hyde Park, Green Park, St. James' Park), London Eye (porém não entramos), Big Ben, St. Paul's Cathedral, Palácio de Buckingham, Tower Brigde, Torre de Londres, Palácio de Westminster, Abadia de Westminster.
Em Londres, também fomos na Oxford Street, onde há várias lojas nas quais encontramos roupas e perfumes baratos (depois descobrimos que os perfumes eram falsificados). À noite, fomos em pubs na vizinhança mesmo e nosso albergue também possuía um pub que era bem animado, mas confesso que beber em Londres é bem caro, um chop chegava a custar 5 libras.

Para "matar" a fome, comemos comidas como Kebab, Fish and Chips e Curry, para quem não gosta de pimenta é melhor perguntar antes se há pimenta no Curry, pois geralmente há. Da mesma forma, quando lhe perguntar se quer com molho apimentado (Spicy) pode ter certeza que é um molho bem forte.


Nosso voo saia de Stansted Airport, um aeroporto “low cost” perto de Londres (1 hora de ônibus mais ou menos). O ônibus que levava ao aeroporto sai da frente da Liverpool Station, na Bishopsgate St. (um ônibus rosa). Dormimos no aeroporto de Stansted (com outras centenas de pessoas) pois nosso voo era muito cedo (6:45 da manhã do dia 5 de abril) e voamos num voo da Ryanair em direção a Berlim (aeroporto de Schoenefeld).
Chegamos em Berlim e pegamos um trem (S-Bahn) para a cidade (o metro de Berlim é U-Bahn, o sistema de transporte é todo interligado). Ficamos hospedados num hotel 1 estrela (quarto para 5 pessoas), pois o preço era praticamente o mesmo que de um albergue. O Hotel de Berlim (Hotel-Pension BEROLINA) foi o mais barato e curiosamente o mais espaçoso e confortável de todos na Europa.

Como só andávamos de metro, compravamos sempre o ticket “all day” e fomos conhecer a nossa segunda cidade, conhecemos Alexander Platz, Berliner Fernsehturm (Torre da Televisão), Parizer Platz, Potsdamer Platz, Reichstag (hoje chamado de Bundestag), Portão de Brandenburgo, Berliner Mauer (Muro de Berlim) - East Side Gallery, Siegessäule - infelizmente estava em reforma, assim como várias outras atrações na europa.

Em Berlim, pegamos um panfleto sobre um tal de “Pub Crawl”, nem ao menos lemos o que era, mas já estávamos decididos a ir. Pensávamos que era um lugar (um pub) e quando chegamos no local (atrasados) não vimos nenhuma placa “Pub Crawl” e acabamos ficando em um pub bem legal que havia por lá. Depois, descobrimos que era um tour por vários pubs - organizado por um grupo e que há em várias cidades da europa - porém em Berlim não fomos.
Pegamos o Trem de volta para o aeroporto de Schoenefeld e voamos para Oslo na Noruega.
Acompanhe:

EuroTrip - parte 3 - Roma/Vaticano/Barcelona/Madrid/Brasil

Veja:
Arquivo com planejamento da viagem, lugares para visitar, preços (+ detalhado)


Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Erika, sou colaboradora do site mochileiros.com e editora do blog www.mundodacrista.blogspot.com.
    Já estou seguindo seu blog, aguardo sua visita no meu blog.

    Erika.

    ResponderExcluir