8 de setembro de 2010

EuroTrip - parte 3 - Roma/Vaticano/Barcelona/Madrid/Brasil

Chegamos em Roma através do aeroporto Ciampiano (CIA), pegamos o ônibus até a cidade que custava uns 4 euros, felizmente esse ônibus te deixa na Estação Termini e nosso hotel era ali perto.

A pé mesmo, fomos até o nosso Hotel (Town House Suite Viennese Due) e lá descobrimos que nossa reserva foi negada, mas nos perguntávamos como e quando isso aconteceu? O gerente do hotel disse que haviam nos mandado um e-mail. Procuramos uma lan house para conferir e descobríamos que o e-mail havia sido enviado 2 (dois) dias antes de chegarmos a Roma (dia 12 de abril), um absurdo. Não tínhamos o que fazer a não ser procurar outro hotel. Felizmente na mesma rua há vários hotéis, achamos um outro hotel no final da rua, melhor que o anterior, porém um pouco mais caro.

Problema resolvido, saímos para conhecer a antiga capital do Império Romano, compramos o Roma Pass e a primeira coisa que fomos conhecer foi o Coliseu e Fórum Romano, simplesmente incríveis construções/ruínas de um império que dominou metade do mundo conhecido na época.

De volta ao terminal Termini, encontramos um grupo de brasileiro que tinham passagem comprada para Paris, porém o vulcão islandês tinha entrado em erupção e fechado vários aeroportos da Europa - descobrimos isso naquela hora. O único modo deles chegarem a Paris era de trem, mas o único disponível demoraria 2 dias para chegar e custava 200 euros o bilhete, ou seja, totalmente inviável - simplesmente, eles estavam desesperados e tristes com aquela situação e nós também, afinal, poderia ter acontecido conosco. Para nossa sorte e uma incrível coincidência, os aeroportos que ainda iriamos utilizar (Roma, Barcelona e Lisboa) estavam abertos e os que já tinhamos passado (Londres, Berlim, Oslo, Amsterdam e Paris) estavam todos fechados. Ufa!

O mais legal de visitar Roma é que dentro da cidade há outro país – o Vaticano. O Vaticano é o menor país do mundo (tanto em população quanto em área) e em meio-dia já dá para conhecê-lo todo, conhecemos a Basílica de São Pedro, Museu Vaticano (Capela Sistina) e fizemos uma visita que poucos fazem (poucos conhecem) que foi por debaixo da Basílica onde há escavações da antiga igreja que ali existia. A basílica de São Pedro foi construída sobre essa outra igreja, mas somente depois da segunda guerra e que foram descobrir as ruínas embaixo. É simplesmente um passeio incrível e repleto de descobertas tanto para quem é cristão quanto para quem não é. Infelizmente não há opção de guia em português e a guia falava de inglês falava bem rápido porém claramente.

Em Roma, foi onde mais nos famializamos com a comida devido a influência italiana no Brasil. Come-se com mais fartura e comidas que já conhecemos como lasanhas, macarronadas e pizzas.


Pegamos um trem na estação Termini para o aeroporto Fiumicino (principal da cidade), voamos pela Vueling Airlines - um pouco melhor que a Ryanair, pois opera nos aeroportos principais - em direção a Barcelona.

Nos hospedamos em Barcelona, num hotel perto das ramblas (coração turístico da cidade). No primeiro dia, fomos numa outra cidade da catalunha próxima chamada Figueres onde o famoso artista Salvador Dalí nasceu e construiu o seu museu. O próprio museu já é uma obra do seu criador e é fantástico, com obras surreais (veja foto abaixo). De Figueres seguimos para Girona, uma importante cidade do antigo império Romano e que possui um dos mais bem conservados bairro Judeu (Call Jueu, como é chamado na Catalunha) da Península Ibérica.

Obra de Salvador Dalí (em Figueres)

Catedral de Girona


Já em Barcelona, visitamos o Museu Picasso, Parque Guell - foto ao lado (criado pelo artista Gaudi que era sua residência), Monte Tibidabo, Montjuic, Praia de Barceloneta, Parque Olímpico, Camp Nou (infelizmente não havia jogo do Barcelona por aqueles dias) e passeamos pelas famosas Ramblas e Plaça de Catalunya, onde se encontra de tudo (há várias apresentações de artistas de rua muito interessantes).

O local mais interessante para mim em Barcelona é sem dúvida a Sagrada Família, Gaudi foi quem fez o projeto da igreja e trabalhou nela e somente nela por 48 anos até morrer, porém só conseguiu terminar uma das fachadas (foto abaixo). Hoje, a igreja já tem 128 anos que está sendo construida e ainda não chegou nem a metade e para se termina-la, como previsto no projeto de Gaudi, tem que destruir as construções ao lado. Mas o charme da igreja é realmente esse, pelo menos para mim, 128 anos e ainda inacabada.


De Barcelona tomamos um trem de alta velocidade (chega a 300 km/h) para Madrid. Viajar de Trem, na minha opinião, é bem melhor que de avião pois você pode chegar 1 minuto antes do trem partir e não há limites de bagagem, além de ser mais confortável.

Nos hospedamos num Hotel na Gran Via e enquanto andávamos pela vizinhança descobrimos que naquele dia (22 de abril) haveria um jogo na cidade, Atlético de Madrid e Liverpool jogariam a primeira partida da semifinal da Copa da Uefa no Vicente Calderón. Isso era umas 19 horas e o jogo era às 21 horas, decidimos ir até lá e tentar comprar ingressos para ver o jogo. Conseguimos os 5 ingressos por 50-60 euros cada. O estádio estava simplesmente lotado e ao final o Atlético ganhou de 1 a 0, gol de Diego Fórlan, para nossa alegria (depois o Atlético veio a ser campeão).

Semifinal da Copa da Uefa


No outro dia viajamos para uma cidade próxima chamada de Toledo que foi uma importante cidade da antiguidade e que Miguel de Cervantes retrata em sua princiapal obra "Dom Quixote de la Mancha". Incrível as construções e as ruas extremamente estreitas que antes eram para passar caruagem e que hoje passam carros. Não é difícil ver um carro com um baita arranhão na lateral, inclusive vi uma mercedes-benz (coitado do dono).



Vista da cidade de Toledo

Ainda em Madrid, conhecemos Plaza Mayor, Catedral de Almudena, a Plaza de España, a Puerta del Sol e Plaza de Castilla. Infelizmente, não fomos ao "Museu del Prado" e "Centro Nacional de Arte Rainha Sofia" onde se encontra a famosa obra de Picasso, Guernica.

Torres Kio

Na Espanha, não deixe de comer as famosas tapas (petiscos) – há bares só disso, o Jamón (presunto) e a paella (eu acho a paella brasileira melhor).

Em Madrid, pegamos um voo da TAP para Lisboa e depois para o Brasil (desta vez sem overbook).

Acompanhe:

EuroTrip - parte 1 - Brasil/Londres/Berlim

EuroTrip - parte 2 - Oslo/Amsterdam/Paris

Veja:
Arquivo com planejamento da viagem, lugares para visitar, preços (+ detalhado)

0 comentários:

Postar um comentário