1 de setembro de 2010

Programas de Fidelidade

Eu estava lendo a Você S/A da semana passada e vi uma reportagem intitulada Vale a Pena Ser Fiel, a reportagem fala sobre como muitas redes estão tentando fidelizar os clientes e para isso dão descontos em produtos, acúmulo de pontos (que depois podem ser trocados por prêmios ou produtos) e vantagens, como por exemplo nas formas de pagamento. Um consumidor fiel e bem informado pode obter muitos benefícios com esses programas.

Os programas de fidelização já são conhecidos quando nos referimos às cia aéreas e cartões de crédito, porém como visto é uma tendência para outros setores, tanto é, que não faz muito tempo (junho de 2009) foi criado o Multiplus Fidelidade que representa essa ampliação do conceito de fidelização, englobando diversas redes de diferentes setores da economia (Cias aéreas, turismo, bancos, cartões de crédito, hotéis, locadoras de automóvel, lojas de departamento, supermercados, postos de gasolina, livrarias, farmácias, telefonia celular e fixa, provedores de TV a cabo, provedores de internet entre outros), você pode acumular pontos provenientes de diversas empresas diferentes numa só conta. É um assunto bastante interessante para se discutir aqui no blog, pois pode render belas viagens com a troca de pontos por milhas aéreas e eu tenho pesquisado bastante sobre o assunto nos últimos meses. Primeiro, precisamos conhecer os programas específicos das cia aéreas, até por que não se pode transferir os pontos se você não participa do programa de fidelidade da cia aérea.

Vamos analisar o programa de 3 cia aéreas brasileiras. Primeiramente, você se cadastra no site e é, então, gerado um número de cadastro - seu número fidelidade. Guarde esse número e apresente no check-in da sua próxima viagem para acumular pontos. São eles:

TAM FIDELIDADE
é o programa da TAM.

SMILES é o programa da GOL.

TUDO AZUL que é o programa da AZUL.


Mas a pergunta que você me pode fazer é: "Qual o melhor deles?"
Veremos que o melhor é aquele que se encaixar melhor no seu perfil, mas a frente discutiremos com mais detalhes cada um deles e como acumular pontos.

Leia também "Como acumular pontos nos programas de fidelidade?"

0 comentários:

Postar um comentário