3 de setembro de 2010

Para se refletir o que estamos fazendo!!!

Com certeza nos últimos anos, você ao menos viu uma reportagem - seja na televisão, internet, jornal ou revista - sobre o aquecimento global, protocolo de kyoto, etc. Mas o que isso tem a ver com o tema do blog que é viagens? Eu respondo: tudo! Isso ameaça vários ecossistemas e ambientes que estão desaparecendo pouco a pouco.

Não damos a devida importância ao assunto, pois mesmo sendo bombardiados dia a dia por essas informações, não mudamos nem um pouco jeito de agir e achamos que de uma hora para outra uma solução milagrosa irá aparecer e resolver todos os problemas. Digo que não há essa solução milagrosa e que apenas a mudança de hábitos da imensa população mundial pode reverter esse quadro ameaçador.

Felizmente tem muita gente no planeta que se esforça para conscientizar pessoas e autoridades dos riscos que corremos. Queria destacar dois exemplos aqui:

O primeiro é do ex-vice-presidente dos EUA durante a administração de Bill Cliton - Albert Arnold "Al" Gore Jr. - que já recebeu até o Nobel da Paz em 2007, "pelos seus esforços na construção e disseminação de maior conhecimento sobre as alterações climáticas induzidas pelo homem e por lançar as bases necessárias para inverter tais alterações".


Em 2006, lançou "An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente)", documentário sobre mudanças climáticas, mais especificamente sobre o aquecimento global, o qual se sagrou vencedor do oscar de melhor documentário em 2007. Veja trailer abaixo:




O documentário assusta pelos dados científicos que são apresentados e as conseguências que estão por vir caso não seja feito nada, porém não é mostrado no documentário todo o ciclo produtivo, todo o processo, tanto é que no site dele há um artigo que fala como nós podemos ajudar na diminuição do aquecimento global (veja - things to do).

Sem dúvida que fomos os grandes responsáveis por esse problema, mas creio que essa pequenas
mudanças de hábito não vão trazer grandes resultados (embora sejam importantes), o problema está ainda mais no início do ciclo produtivo e não somente no consumidor (fim do ciclo).

Já a Annie Leonard, nossa segunda citação, faz um relato muito mais crítico a todo o sistema desde as empresas até as pessoas. Veja o vídeo completo:



Links:

Oito paraísos naturais que podem desaparecer em breve - reportagem do terra

Story of Stuff with Annie Leonard

Climate Crisis - An Incovenient Truth

Vídeo Completo do Documentário - An Incovenient Truth

0 comentários:

Postar um comentário