10 de maio de 2011

Conhecendo a capital Vitória em 3 dias - parte 1/3

São poucas informações sobre o Espírito Santo na internet, por isso sempre tento aqui no blog passar dicas e mostrar mais do estado. Nesse novo artigo, quero falar sobre a Capital Vitória e como conhecê-la em 3 dias (inteiros). Procurei reunir os pontos turísticos próximos e assim você pode curtir mais atrações no mesmo dia.

1º dia - Passeio Centro Histórico e Cultural

"Vitória é uma cidade de antigas edificações. Mesmo antes de tornar-se a capital do Espírito Santo, seu território já comportava capelas, fortes e espaços que hoje são monumentos históricos que trazem à ilha a história da dominação, da luta dos nativos e do desenvolvimento. O patrimônio histórico do Centro é mais antigo do que os das cidades de Ouro Preto (MG) e de São Paulo (SP)." (nota site da prefeitura de Vitória).

Não sei onde você estará hospedado, mas vá até o centro da cidade de ônibus ou a pé - não recomendo carro, pois é complicado estacionar no centro. Há muitos locais a se visitar, dentre eles:
  • Capela Santa Luzia
  • Catedral Metropolitana
  • Convento do Carmo
  • Convento São Francisco
  • Escadaria de São Diogo
  • Escadaria Maria Ortiz
  • Igreja de São Gonçal
  • Igreja N. Sra.do Rosário
  • Palácio Anchieta - sede do governo estadual.
  • Theatro Carlos Gomes
  • Viaduto Caramuru

Teatro Carlos Gomes

Interior do Teatro

Catedral de Vitória
andando de um ponto ao outro, tudo é bem perto e assim você aproveitará mais seu passeio e verá mais da ilha.

Almoço: no centro da cidade há vários restaurantes para todos os gostos, dos mais caros ao mais baratos, dos mais simples ao mais sofisticados. Escolha um e depois volte ao passeio.

Visitas Guiadas Gratuitas:
Turistas e visitantes podem conhecer um pouco dessa história participando das visitas gratuitas aos monumentos do Centro Histórico de Vitória. Necessário agendamento.

A Igreja do Carmo é uma das opções de visita guiada

Dias e horários para agendamento: de segunda a sexta, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.
Telefones: (27) 3235-7078 ou pelo e-mail projetovisitar@vitoria.es.gov.br
Mais informações no veja no site da prefeitura.


Para começar a noite: um passeio pelo calçadão da Praia de Camburi. O melhor horário é de 17 horas às 21 horas, é quando o pessoal saí para praticar esportes como corrida, caminhada, ciclismo, vôlei, futebol e outros. Curta a brisa e o visual da praia no cair da noite. A vista da porto de tubarão é muito bonita e até engana os desavisados que podem pensar que se trata de uma outra cidade ou bairro.

Foto Panorâmica da Praia de Camburi

Estenda a noite: do calçadão de Camburi mesmo você pode ir andando pelo bairro Jardim da Penha até a famosa Rua da Lama. No local há vários bares - Abertura, Belisco, Sinucar - para quem gosta de sentar e beber uma cerveja ou chopp gelado, mas há também opções para quem quer comer algo diferente, recomendo o Sfiheria (esfiras de diversos sabores) e King Kone (pizza servida no formato de cone).

Rua da Lama em Jardim da Penha


Veja os outros dias:
Conhecendo a capital Vitória em 3 dias - parte 2/3

Conhecendo a capital Vitória em 3 dias - parte 3/3


Siga o blog no Twitter (@portao67) e receba outras atualizações ou assine o Feed e receba as atualizações no seu email. 


Participe deixando seu comentário ou pergunta aqui no blog.

2 comentários:

  1. Legal sua iniciativa. Qualquer pessoa que tenha por intento divulgar Vitória assume um papel dificílimo, por razões que nós capixabas (infelizmente) bem conhecemos. Cada porta de correr que se fecha me deixa mais triste (Sushi Strike, Royal Club, Devassa....), embora a esperança permaneça. E vc é um desses motivos. Divulgue e divulgue. E depois, divulgue mais. Poste fotos, comentários e elogios. Mas, por favor, não negue o óbvio como alguns fazem, chamando Vitória de "cidade grande", ou dizendo que aqui possuem "incontáveis opções de lazer", quando bem sabemos que isso não é verdade. Não vejo problema algum em reconhecermos nossas carências, desde que busquemos supri-las. Bom, me despeço deixando novamente meus parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael, primeiramente obrigado pelo incentivo.

    Acho que o ES (não Vitória) tem muitas opções, o estado é privilegiado por ter mar e montanha próximos e assim temos variedades de opções que muitas estados não tem. Postei algumas nesse tópico, não sei se você viu:

    http://embarqueportao67.blogspot.com.br/2010/11/fazer-espirito-santo-dicas-imperdiveis.html

    Quanto a bares e boates já não sei muito, mas acho que não podemos nunca comparar com RJ e SP. Comparando com Salvador, onde estou morando agora, aqui o pessoal vai para o Rio Vermelho, uma espécie de Rua da Lama ou Triângulo, porém muito pior na minha opinião.

    Agora, uma coisa é certa, não temos opções culturais como Teatro, espetáculos de música e dança, museus e exposições. Porém, o estado também não tem público para receber essas atrações.

    Mas como você disse, temos que divulgar e incentivar as pessoas a aproveitarem mais o ES. Até mesmo os capixabas.

    Abraços

    ResponderExcluir