30 de agosto de 2010

Processos de Imigração (Canadá)

Eu não ia postar sobre imigração hoje não, até por que eu comecei o blog ontem, mas como me ligaram perguntando sobre os sites do processo de imigração para o canadá resolvi vir aqui e escrever logo. Assim, como já era meu objetivo, aqui no blog espero compactar todas as informações mais importantes e as referências. Todas as informações oficiais encontraremos no site Citizenship and Immigration Canada (CIC).

Particularmente o Canadá é um país que muito me agrada por ser uma das maiores e mais desenvolvidas economias do mundo (11° maior do PIB mundo, enquanto a renda per capita nacional é de 34 273 dólares, 7° maior do mundo), um dos maiores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e por ser um país receptivo aos imigrantes. Porém, todo o Canadá vive o mesmo dilema, altas taxas de crescimento econômico que não são acompanhados pelo crescimento da sua população e por isso o incentivo a ida de mão-de-obra qualificada para residir no país.


Mas agora chega de conversa fiada e vamos ao que interessa. O Canadá possui vários programas de imigração, focaremos em 2 (dois): o de Quebec e o federal. Mas qual a diferença entre esses processos? Por que processos diferentes para o mesmo país? Quebec é a província do Canadá que tem como língua principal o francês (falam inglês também, mais na cidade de Montreal) e possui grande autonomia em relação ao governo canadense, o processo de Quebec é, então, um processo provincial (existe outros, links no final do artigo), porém sendo aceito por Quebec - receberá o CSQ (Certificat de Sélection de Quebec) - ainda terá que ser aceito pelo governo federal também, para isso terá que apresentarar atestado de antecedentes criminais e fazer os exames medicos exigidos.

Processo de Quebec:

Como a província de Quebec é a parte do canadá que fala francês, você terá que ter um bom nível de francês para ser aceito. Para eles não é interessante que o imigrante vá para lá e fale inglês, busca-se preservar a tradição de falar francês na província.

Montrel é a maior cidade da província de Quebec e segunda do Canadá.

Clicando no link abaixo, você irá para um site no qual há uma palestra sobre o processo de Quebec, infelizmente é somente áudio e dura 2 horas aproximadamente.

http://www.canadabrasileiro.com/2010/06/07/palestra-de-imigracao-para-quebec/


Para os profissionais das áres de medicina e odontologia interessados no processo, no meio da palestra a palestrante fala que é impossível ou quase impossível conseguir a regulamentação para essas profissões, você teria que fazer seu curso novamente - porém, há depoimentos de médicos e dentistas em algumas comunidades (relacionadas abaixo) que conseguiram.

O site do processo de Quebec ao qual ela se refere na palestra é este:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/placeauquebec/pt/#/P%C3%A1gina_inicial

No site há uma espécie de avaliação preliminar que dependendo da sua pontuação irá te dizer se você tem ou não o perfil procurado por eles e que avalia aspectos como formação educacional (há uma lista de profissões mais desejadas), nível de inglês e francês, experiências profissionais, idade, quantidade de filhos, etc. Clique aqui para fazer a avaliação.

Processo Federal:

Este processo de imigração é válido para as demais província canadenses (exceto Quebec) e é chamado de Skilled Workers and Professionals, ou seja, profissionais qualificados como no outro processo. Basicamente é a mesma coisa, mas a pontuação é um pouco mais difícil de ser alcançada, se avalia formação educacional, nível de inglês e francês, experiências profissionais, idade, etc. Existe também uma avaliação premilinar no site, clique aqui para fazê-la e se você tem a pontuação necessária, pode entrar com os papéis para dar entrada no seu pedido de visto.

Toronto é a maior cidade do Canadá e a capital da província de Ontário


Depois disso tudo você deve está pensando, que maravilha, vou para o Canadá amanhã mesmo! Mas não é bem assim, eles tentam mostrar o país da melhor maneira possível, é importante pesquisar e se informar bastante antes de ir para lá, vá em comunidade do orkut principalmente e converse com quem está lá e pode te dar maiores informações, ver se sua profissão é regulamentada e como é o processo que, às vezes, pode ser demorado, cansativo e/ou caro. Porém, se é seu sonho e sua vontade, não deixe de ir e depois me conta como foi - para muitas pessoas vale a pena todo esforço feito.

Mas qual dos processos escolher? Você tem que ver em qual deles o seu perfil se encaixa melhor e boa sorte.

0 comentários:

Postar um comentário