5 de janeiro de 2012

Relato de Viagem à Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este - parte 2/3

5º dia - Lado Brasileiro + Parque das Aves
Acordamos cedo e tomamos café bem reforçado afinal o dia seria longo, fazer o lado Brasileiro das Cataratas e o Parque das Aves no mesmo dia - isso com certeza levaria o dia todo. Fomos andando até o TTU, pagamos a passagem no valor R$ 2,65 e embarcamos no coletivo com destino às Cataratas que é o mesmo que passa no aeroporto. A viagem é um pouco longa, demora uns 30 minutos aproximadamente mas te deixa na portão de entrada do Parque Nacional. A ansiedade não era a mesma pois já tínhamos visitado o lado Argentino, assim entramos primeiro nas lojas de souvenirs. Após conferirmos os preços salgados, fomos comprar os ingressos para entrar no parque, a entrada para brasileiros é R$ 24,50 e não há meia entrada para estudante, porém aqui vai uma dica para quem tem cartão do banco Itaú (acho que somente na opção crédito) que pagam meia entrada, minha namorada pagou meia e eu inteira.

Logo que você entra no parque tem que pegar os ônibus para chegar até as quedas, é bem longe para ir a pé, mas o sistema é muito bom e você não fica esperando - muito melhor que pegar o trem no lado argentino. Saltando do ônibus, nós descemos as escadas para o primeiro mirante que tem uma visão bem geral das cataratas, após algumas fotos seguimos para trilha que é de aproximadamente 1200 metros - há vários mirantes no meio da trilha até chegarmos ao final onde há o mirante da Garganta do Diabo, sempre muito disputado pelos turistas. Tiramos muitas fotos em todos os lugares, o lugar é mágico. Subimos as escadas para pegar o elevador panorâmico, mas logo desistimos por causa da fila. Decidimos subir as escadas. Lá em cima é muito bonito também, tem-se uma visão por cima e dá para ver bem longe. O parque Brasileiro é menor que o Argentino e dá para fazer de 2 a 3 horas tranquilamente.

Depois disso, fomos "almoçar". Lá dentro vende-se uns lanches com nomes de bichos, eu pedi um jacaré e minha namorada um tucano - os hamburgers são bem pequenos e igual o McDonald's, o que enche é a batata com refrigerante - o preço fica em média uns R$ 15,00. Com a barriga cheia, pegamos o ônibus para voltar ao portão de entrada. Saímos do parque e atravessamos a rua para visitar o Parque das Aves que nós estávamos bem ansiosos para conhecer. Eu queria ver os Guarás, pois nasci em Guarapari (em 1500 era cheio de Guarás) e nunca havia visto um e minha namorada queria ver os tucanos.

Na portaria compramos o ingresso ao custo de R$ 18,00 sem direito a meia-entrada para estudante também, mas dessa vez sem meia-entrada para clientes itaú também hahahahahaha. Começamos a caminhar pelo parque, há aves do mundo inteiro, espécimes em extinção e aves apreendidas em contrabando pelo IBAMA também são levadas para sempre tratadas lá. Finalmente, entramos na viveiro que tinha Guarás e Tucanos - havia um Tucano parado no meio da passarela. O Tucano é bravo, quando os turista se aproximavam para tirar fotos, ele avançava. Morri de ri com um grupo, o cara no susto deixou o chinelo para trás e as meninas gritavam histéricas. Os Guarás são muito bonitos, uma cor forte e vibrante, mas eu imaginava eles um pouco maiores - já o Tucano nem parecia de verdade, é muito perfeito com várias cores fortes e vivas. Já na hora de ir embora veio a melhor parte, uma Jibóia bebê e uma Arara-do-peito-amarelo para tirarmos fotos. Esse passeio é imperdível - dá para fazer em 3 a 4 horas

A parte ruim ficou para o ônibus da volta que estava lotado e como sempre estava muito quente na cidade que o coletivo parecia um forno. Já falei que nessa época do ano começar a escurecer muito tarde por volta das 20:30, o que é desesperador devido às altas temperaturas.

6º Dia - Compras no Paraguai

Confesso que estava muito ansioso para conhecer a Ciudad del Este, mas vocês podem se perguntar por quê? Achei as Cataratas um paraíso, como eu imaginaria o Jardim do Éden lá dos tempos de Adão e Eva. Aquele lugar é demais, e o Paraguai? O Paraguai seria o contrário, em todos os relatos lia que foi o pior lugar que a pessoa já foi, que parecia o inferno e coisas do tipo. Céu e Inferno na mesma viagem. Não sei se é por que eu estava esperando o inferno que não achei tão ruim assim. É bagunçado, muita gente, um calor infernal, carro, moto, van, ônibus e gente disputando espaço nas ruas e calçadas, mas como eu disse eu já esperava ver isso tudo. Acho que o me surpreendeu foi ver que em meio aquela muamba toda havia lugares mais "luxuosos" como o Shopping Monalisa.

Havia de tudo para vender naquele lugar e mesmo as lojas e shoppings não se especializam em determinados produtos, vendem Pringles, perfumes, sapatos, mochilas, eletrônicos, celulares e tudo mais que eles puderem colocar na loja. Os preços são muito bons e confesso que se tivesse mais dinheiro compraria muita coisa que vi por lá, porém nos shopping nos quais os produtos não pareciam falsificados, os preços eram bem próximos aos do Duty Free da Argentina, por exemplo, o Nintendo Wii era 250 dólares e no Paraguai 270 dólares, infelizmente, eu voltei sem o meu :( .

Mas como chegamos até lá? O ônibus que vai até o Paraguai passa de 5 em 5 minutos em frente ao TTU do outro lado da rua e custa R$ 3,50 . A viagem pode demorar devido ao trânsito na Ponte da Amizade, e como sempre partimos bem cedo antes das 8 da manhã, já que as lojas abrem às 6. Não é necessário descer do ônibus para passar na imigração como na Argentina.

Andamos de 8 da manhã até umas 14 horas da tarde e sinceramente não conhecemos acho que nem 20% daquele local, é gigantesco, além dos infinitos camelôs nas ruas, todos os prédios possuem centenas de lojas, então vá preparado. Com nosso presentes comprados, meia dúzia de muambas, pegamos um ônibus de volta para o Brasil. Nesse momento, o trânsito já estava mais congestionado e na hora de passar pela Receita já no Brasil, um fiscal subiu no ônibus e mandou todos abrirem as sacolas - os caras não são muito educados, mas eu os entendo. Como nossas compras não passavam da cota de 300 dólares por CPF, não descemos do ônibus. Preferimos não almoçar no Paraguai, voltamos ao hostel e assamos uma lasanha comprada no Super Muffato. Um pouco mais tarde, fomos em uma feirinha permanente que há ali perto do TTU comprar uns souvernirs. Não é muito grande mas há algumas opções.

ps.: Não temos fotos no Paraguai, pois claro não levamos a câmera fotográfica. Não me senti inseguro em nenhum momento lá, mas pela má reputação preferimos a cautela.