24 de maio de 2011

Conhecendo a capital Vitória em 3 dias - parte 3/3

Vamos para o nosso terceiro dia na Capital, o dia promete. Como Vitória é uma ilha não poderia faltar um dia para curtir as praias da cidade. Vamos ao terceiro dia.

3º Dia - Praias e Rock

Embora seja uma ilha, Vitória não possui muitas opções de praias, pois algumas estão poluídas (veja aqui a balneabilidade das praias). Mas tenho 3 opções muito boas para quem visita a cidade: Praia de Camburi - praia extensa, areia grossa, águas com ondas e não muito clara, no momento devido à revitalização da praia está sem quiosques, frequentadores bem heterogênios, sempre há muita gente praticando esportes e muitas famílias aos domingos; Curva da Jurema - praia pequena, areia fina, água azul e tranquilas, com boa estrutura de quiosques, costuma receber mais o povão; Ilha do Boi - praia pequena, água azul e tranquila, a praia se localiza em um dos bairros mais ricos da capital, por isso seus frequentadores possuem um maior poder aquisitivo.

Curva da Jurema

Ilha do Boi

Onde almoçar: como não sei em qual praia você estará, você pode almoçar no Shopping Vitória que é perto da Ilha do Boi e Curva da Jurema, caso esteja na praia de Camburi, há vários bons restaurantes na orla da praia. Você ainda pode ir no Hortomercado que é um pouco mais longe, mas nada difícil de chegar.

Hortomercado é uma ótima opção para comer e sair

A tarde, você pode fazer um passeio para tirar boas fotos da sua viagem. Atrás do Shopping Vitória você tem uma bela vista da Terceira Ponte, Morro do Moreno e Convento da Penha. Vale a pena ainda um passeio pela Praça do Papa e/ou Praça dos Namorados. Caminhe sem pressa.

Vista da Terceira Ponte - atrás do Shopping Vitória

Vista do Convento da Praça do Papa

Para começar a noite: vamos deixar o início da noite mais livre hoje, a sua escolha, então vou dar algumas alternativas aqui. Algumas boas opções para quem quer sair e comer são:
Yahoo e Banzai no bairro de Jardim Camburi, para quem gosta de comida japonesa é ótimo e todo dia há promoções em ambos. Quarta-feira é sempre rodada dupla. Imperdível.
Rock Burger na Praia do Canto, para mim é o melhor Hamburguer da Capital, não é barato, mas vale a pena.
Los Chicos e Aloha na Mata da Praia, estão localizados um em frente ao outro, Los Chicos vende comida mexicana enquanto no Aloha vende ótimos hamburguers.
Rangão, hamburguer muito tradicional em Jardim da Penha, é muito frenquentado pelos universitários que moram no bairro e a principal parada após os "rocks", quem sabe você não pode ir lá depois da São Firmino.

Estenda a noite: sua vinda à capital não poderia deixar de fora a ida a uma boate. O "rock" como é chamado a balada ou nigth pelos capixabas. Na verdade, ir no barzinho, micareta ou até mesmo em um churrasco é "ir para o rock".

São Firmino Botequim

Mas qual é o rock de hoje você vai me perguntar? Uma boate/botequim muito bem frequentada aqui é a São Firmino, principalmente, sexta e sábado, mas às terças tem a terçaneja que também é muito bom para quem gosta do estilo musical.

Veja os outros dias:
Conhecendo a capital Vitória em 3 dias - parte 1/3
Conhecendo a capital Vitória em 3 dias - parte 2/3

Siga o blog no Twitter (@portao67) e receba outras atualizações ou assine o Feed e receba as atualizações no seu email.

Participe deixando seu comentário ou pergunta aqui no blog.

14 de maio de 2011

TAM Fidelidade aumenta de 10 mil para 15mil os pontos necessários para viagens na América do Sul

Venho trazer uma PÉSSIMA notícia para os clientes TAM Fidelidade/Multiplus. Dei até uma parada no "artigo" sobre Vitória para trazer essa notícia.

Ontem, todos os clientes TAM Fidelidade receberam um email (veja foto abaixo) comunicando o aumento de 10 mil para 15 milhas o trecho na América do Sul (trechos nacionais permanecem 10 mil milhas). É um grande retrocesso e um "balde de água fria" em nós consumidores.

Email da TAM

Eu tinha elogiado a TAM aqui no blog pela reformulação do programa TAM Fidelidade que abaixou a quantidade de milhas necessárias em vários trechos da América do Sul. Eu mesmo consegui emitir uma passagem de ida e volta para Argentina em Julho utilizando apenas 9 mil milhas e agora com a mesma quantidade não conseguiria nem emitir um trecho.

Comparação com o SMILES:

O Smiles, como todos sabem, é o programa da GOL e até o momento continua com a necessidade de 10 mil milhas por trecho para voos na América do Sul e 6 mil milhas quando em promoções que acontecem ao longo do ano. Espero que a GOL não siga o caminho da TAM.

A partir de agora vou enviar meus pontos do cartão não mais para a TAM e sim para a GOL, e o cartão TAM Fidelidade que possuo; esse eu vou me desfazer.

13 de maio de 2011

Conhecendo a capital Vitória em 3 dias - parte 2/3

Curtiram o primeiro dia? Preparado para o segundo? Tem que ter disposição, acordar cedo, tomar café e sair para curtir essa pequena ilha, afinal você não tem muito tempo - são só 3 dias.

2º Dia - Parque, Mirante e Passeio de Barco

Que tal um 360º na capital? Ver toda a beleza da ilha numa visão privilegiada? Siga em direção ao Parque Estadual da Fonte Grande, no centro da ilha. No local estão localizados as torres de rádio e televisão sendo o segundo ponto mais alto da ilha - o primeiro é a Pedra dos 2 Olhos.

Fiz um mapa no google, com duas rotas, uma vindo da Rodoviária e outra vindo do bairro Praia do Canto. O acesso às torres de televisão é pela Rodovia Serafim Derenzi.


Exibir mapa ampliado

Segue fotos tiradas por mim, uma em cada mirante:

Mirante do Parque da Fonte Grande - Pedra dos 2 olhos
Mirante 2 - Vista da 2ª ponte

Caso você vá de ônibus, Vitória conta com um sistema de monitoramento/rastreamento no qual você diz o ponto onde você se encontra e ele te dirá quais linhas passam por lá e quanto tempo falta para a chegada do ônibus naquele ponto. É bem interessante, veja.
Agora que você já conheceu a cidade do alto, que tal  ver a cidade num delicioso passeio de barco? Saindo do parque da Fonte Grande, você pode ir até Cais das Barcas, no Centro. A empresa que faz o passeio é a Fomatur.

Barco da Fomatur
    "Saída do Porto de Vitória pelo Centro de Vitória, sentido Santo Antonio. O passeio tem duração de 03 horas, mínimo de 25 (vinte) pessoas, tem início no CAIS DAS BARCAS (Ao lado do Restaurante Mar e Terra), em escuna bem equipada e com total segurança, segue em direção ao interior do Manguezal de Vitória, este que é o maior manguezal urbano da América Latina, com 900 hectares, abastecido principalmente pelo rio Santa Maria, durante este passeio encontra-se várias espécies de caranguejos, peixes, aves, além dos três tipos de mangue o vermelho, o preto e o branco. Tem-se a oportunidade de constatar que a palavra mangue não representa somente local sujo e poluído, pois, o manguezal de Vitória a água é tão limpa que é difícil resistir a um mergulho, durante o passeio teremos o acompanhamento de biólogo para ampla apresentação da região, além do Guia Local da FOMATUR. Faremos uma parada de 1:30h na Ilha das Caieiras para saborear a Moqueca Capixaba." (nota do site da Fomatur)

Custo: R$ 25 e criança paga R$ 12,50.
Contato: (27) 3200-3155 ou (27) 8843-0141

Almoço: A ilha das Caieiras é um recanto da Capital, que além dos vários atrativos naturais, guarda em sua comunidade fortes traços da cultura e da história capixaba. Pescadores, catadores de caranguejos, marisqueiros e as tradicionais desfiadeiras de siri compõe o cenário o qual tem como fundo um dos mais belos cartões postais do Espírito Santo, a Baía Noroeste. Lá você poderá saborear a típica culinária capixaba como as famosas Torta Capixaba e Moqueca Capixaba.

À tarde vamos ao parque que é símbolo da cidade - Parque Municipal Pedra da Cebola. O parque está localizado entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia, possui um área de 100.005 metros quadrados. A origem do nome vem de uma pedra desenhada pela natureza no formato de uma grande cebola. O local possui uma boa estrutura para atender os visitantes, fazendinha com vários animais e vários lugares para tirar lindas fotos - muitos casais costumam usar o parque para fazer book de casamento. Para os casais, é um bom lugar para fazer um piquenique.

Pedra da Cebola

Acesso: seguindo pela Av. Fernando Ferrari e depois entrando na rua Ana Vieira Mafra, que fica ao lado da Petrobras ou pela rua João Baptista Celestino, que fica na Mata da Praia.

Para começar a noite: depois de tomar um banho e renovar as energias, é hora de sair de novo. Na Praia do Canto acontece uma feira na Praça dos Namorados com artesanatos e comidas. Geralmente, a feira acontece Sábados e Domingos, mas no verão o atendimento é estendido. Caso a feira esteja fechada, vale a pena uma caminhada pela Praça dos Namorados e Praça dos Desejos.

Feira da Praça dos Namorados 

Estenda a noite: da praça dos Namorados vá caminhando pelo bairro Praia do Canto até o famoso Triângulo das Bermudas no mesmo bairro. O local possui muitos bares e boates e "ferve" nas noites de sexta e sábado com muita gente bonita, música ao vivo e happy hour - destaque para Escritório Bar, Quintalzinho, Abertura, Casa Club, Saideira e Devassa.

a "Casa" é uma ótima opção para quem gosta curtir a noite

Veja os outros dias:
Conhecendo a capital Vitória em 3 dias - parte 1/3
Conhecendo a capital Vitória em 3 dias - parte 3/3

Siga o blog no Twitter (@portao67) e receba outras atualizações ou assine o Feed e receba as atualizações no seu email.

Participe deixando seu comentário ou pergunta aqui no blog.

10 de maio de 2011

Conhecendo a capital Vitória em 3 dias - parte 1/3

São poucas informações sobre o Espírito Santo na internet, por isso sempre tento aqui no blog passar dicas e mostrar mais do estado. Nesse novo artigo, quero falar sobre a Capital Vitória e como conhecê-la em 3 dias (inteiros). Procurei reunir os pontos turísticos próximos e assim você pode curtir mais atrações no mesmo dia.

1º dia - Passeio Centro Histórico e Cultural

"Vitória é uma cidade de antigas edificações. Mesmo antes de tornar-se a capital do Espírito Santo, seu território já comportava capelas, fortes e espaços que hoje são monumentos históricos que trazem à ilha a história da dominação, da luta dos nativos e do desenvolvimento. O patrimônio histórico do Centro é mais antigo do que os das cidades de Ouro Preto (MG) e de São Paulo (SP)." (nota site da prefeitura de Vitória).

Não sei onde você estará hospedado, mas vá até o centro da cidade de ônibus ou a pé - não recomendo carro, pois é complicado estacionar no centro. Há muitos locais a se visitar, dentre eles:
  • Capela Santa Luzia
  • Catedral Metropolitana
  • Convento do Carmo
  • Convento São Francisco
  • Escadaria de São Diogo
  • Escadaria Maria Ortiz
  • Igreja de São Gonçal
  • Igreja N. Sra.do Rosário
  • Palácio Anchieta - sede do governo estadual.
  • Theatro Carlos Gomes
  • Viaduto Caramuru

Teatro Carlos Gomes

Interior do Teatro

Catedral de Vitória
andando de um ponto ao outro, tudo é bem perto e assim você aproveitará mais seu passeio e verá mais da ilha.

Almoço: no centro da cidade há vários restaurantes para todos os gostos, dos mais caros ao mais baratos, dos mais simples ao mais sofisticados. Escolha um e depois volte ao passeio.

Visitas Guiadas Gratuitas:
Turistas e visitantes podem conhecer um pouco dessa história participando das visitas gratuitas aos monumentos do Centro Histórico de Vitória. Necessário agendamento.

A Igreja do Carmo é uma das opções de visita guiada

Dias e horários para agendamento: de segunda a sexta, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.
Telefones: (27) 3235-7078 ou pelo e-mail projetovisitar@vitoria.es.gov.br
Mais informações no veja no site da prefeitura.


Para começar a noite: um passeio pelo calçadão da Praia de Camburi. O melhor horário é de 17 horas às 21 horas, é quando o pessoal saí para praticar esportes como corrida, caminhada, ciclismo, vôlei, futebol e outros. Curta a brisa e o visual da praia no cair da noite. A vista da porto de tubarão é muito bonita e até engana os desavisados que podem pensar que se trata de uma outra cidade ou bairro.

Foto Panorâmica da Praia de Camburi

Estenda a noite: do calçadão de Camburi mesmo você pode ir andando pelo bairro Jardim da Penha até a famosa Rua da Lama. No local há vários bares - Abertura, Belisco, Sinucar - para quem gosta de sentar e beber uma cerveja ou chopp gelado, mas há também opções para quem quer comer algo diferente, recomendo o Sfiheria (esfiras de diversos sabores) e King Kone (pizza servida no formato de cone).

Rua da Lama em Jardim da Penha


Veja os outros dias:
Conhecendo a capital Vitória em 3 dias - parte 2/3

Conhecendo a capital Vitória em 3 dias - parte 3/3


Siga o blog no Twitter (@portao67) e receba outras atualizações ou assine o Feed e receba as atualizações no seu email. 


Participe deixando seu comentário ou pergunta aqui no blog.