29 de abril de 2011

Promoção SUPER 10 GOL

A Gol lançou uma promoção a SUPER 10 GOL com passagem de ida a R$ 39,00. Conferi a promoção no site e tem praticamente para todos os trechos que a Gol opera, inclusive para fora do país.


 Mas fique atento, a promoção é só para a passagem de ida, a passagem de volta continua a preço normal e é obrigatória. Além disso, a promoção é por um período limitado, passagens em Julho eu já não encontrei.

26 de abril de 2011

10 atrações para "turista ver"

Estava hoje vendo o site do Terra e achei uma reportagem muito interessante: uma lista de 10 atrações que movem milhões de turistas e que na verdade são falsas/cópias ou tem seu veracidade contestada. Vale a pena dar uma conferida. Clique na imagem.

Reportagem Terra

13 de abril de 2011

10 Dicas para auxiliá-lo na escolha da sua câmera digital

Um assunto muito interessante e que pretendo abordar bastante aqui no blog é a arte de fotografar; toda pessoa que gosta de viajar, também adora registrar seus momentos com belas fotografias. Então, pretendo dar algumas dicas para que essas fotos fiquem ainda mais bonitas.

Nesse primeiro artigo, vamos começar com o maior questionamento de todos: Qual câmera digital eu compro? Realmente são muitas opções, muitas marcas, funções e mais um emaranhado de nomes que, às vezes, nem sabemos o que significa. O que é realmente importante e o que podemos relevar? Veja as dicas:

1. Quanto está disposto a pagar?
Essa é a primeira pergunta que você tem que se fazer. Uma câmera mais cara, provavelmente, terá mais recursos; porém se você quer pagar menos terá que se contentar com câmeras mais simples. Tamanho do visor, zoom, fabricante, pilha ou bateria, quantidade de megapixels, lente, funções que a câmera possui e outros fatores - tudo isso interfere no preço final.

2. Para que você precisa da câmera?
  • Que tipos de fotos irá tirar (fotos de família, retratos, landscapes, macro, esportes)?
  • Em que condições você irá fazer a maioria das suas fotografias (em ambientes fechados, na rua, com pouca luz, muita luz)?
  • Você pretende utilizar a câmera digital sempre no modo automático ou pretende aprender a tirar fotos?
  • Qual importância você dá ao tamanho da câmera (sua portabilidade)? - essa é outra pergunta de fundamental importância, quer levar sua câmera no bolso ou não há problema em carregar algo maior?
3. Megapixels não é tudo
O que mais vemos em lojas é vendedor tentando te convencer que uma câmera é melhor que a outra por possuir mais megapixels. Novamente, teremos que nos perguntar "Para que você precisa da câmera?"Você irá vender as fotos?” “Qual o tamanho que deseja imprimi-las?”.
Maior quantidade de megapixels vai te permitir apenas imprimir fotos maiores, agora se você pretende somente guardar no seu computador e/ou email e imprimi-las em tamanho normal 10x15 ou 14x21, 6 megapixel é suficiente; nesse caso, mais megapixel irá somente te causar transtornos, pois as fotos terão um tamanho maior e armazená-las ou enviar por e-mail será mais complicado.

4. Leve em consideração apenas o Zoom Ótico
 Quando você for comprar sua câmera verá que na descrição tem zoom ótico e zoom digital. Considere apenas o zoom ótico na hora da compra, o zoom digital é feito através do aumento do pixel e com isso a foto perde qualidade.
5. Acessórios “extras”
Lembre-se que dependendo de como você ira utilizar a sua câmera digital você terá / precisará comprar mais alguns extras como:
  • Bolsa, mochila, capinha – dependerá do tamanho da sua câmera
  • Cartão de memória - a memória interna geralmente é insuficiente para armazenar suas fotografias.Baterias e / ou pilhas recarregáveis reserva – a grande vantagem da pilha é a padronização, pilha é pilha e poderá comprar em qualquer lugar; enquanto que bateria muda de modelo para modelo de câmera.
  • Tripé ou monopé
  • Flash
  • Rebatedores
Compre somente o necessário, se você não tem necessidade de um cartão de 8 Gb ou 4 Gb, compre um de 2 Gb ou 1 Gb que será mais barato. Se ficará muito tempo andando e tirando fotos - sem poder recarregar a câmera - é recomendável uma bateria e/ou pilha extra.

6. Lentes
A qualidade das lentes é essencial para obtermos boas fotografias. Então, quando você compra uma nova câmera, você deve sempre verificar o tipo e a qualidade das lentes. Até mesmo uma câmera com um sensor superior e um número adequado de megapixels não irá produzir boas fotografias se a lente for de qualidade inferior.
As lentes podem ser feitas de vidro, de plástico ou de uma combinação de ambos. Melhor preferir as lentes de vidro, se for possível, já que o vidro oferece uma clareza muito melhor.

7. Sistema de Estabilização de Imagens
Alguma vez você já tirou uma foto num lugar lindo ou mesmo pediu para alguém tirar uma foto e depois ao vê-la, percebeu que a foto ficou tremida? Para evitar ou tentar evitar isso, as máquinas possuem o estabilizador óptico de imagens que é um dos melhores recursos disponíveis contra as fotos tremidas e pode fazer diferença na sua escolha.

8. Leia artigos na internet
Antes de comprar a sua câmera, pesquise e leia sobre na internet. Há vários sites que fazem testes com as câmeras, comparam modelos e dão ótimas dicas que precisamente te auxiliará na escolha da sua máquina.

9. Teste, Compare e Compre!
Após pesquisar na Web, você já terá uma lista de possíveis modelos e marcas (tenha ao menos 2 para comparar). O próximo passo é ir numa loja e testar as câmeras; tire fotos normais, com zoom, tremendo (para testar o Estabilizador de Imagens), panorâmicas, filme e compare a qualidade das câmeras que você escolheu.
Uma dica na hora de comprar é pedir os assessórios como “brinde”, chore o preço e/ou pesquise em mais de uma loja. Para quem pretende comprar pela internet, recomendo que siga os passos aqui; vá a uma loja e teste as câmeras, volte para casa e compre no site.

10. Compartilhe Informação
Depois de comprar sua câmera, volte ao site que pesquisou e qualifique/opine sobre a câmera, se puder poste fotos que tirou, escreva o que considerou bom e ruim; suas informações ajudarão outra pessoa a se decidir, assim como aconteceu com você.

Terminado todo esse processo, tire muitas fotos e eternize seus momentos.

Para quem quer saber mais, recomendo os seguintes sites:
Câmera versus Câmera
O meu olhar
Dicas de Fotografia

Até a próxima